segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Nomeados para melhor filme (Óscares 2010)




District 9: Já vi. Um filme de ficção científica que tenta assemelhar-se a um documentário. Acaba por não conseguir ser realmente nenhum dos dois, nem um filme, nem um documentário. A premissa inicial é bastante sólida e o modo como se vai desenrolando, fazem criar a expectativa de ser tornar uma referência no género. No entanto, a história fica inacabada, falta um argumento mais sólido no que toca à concretização final.

Inglourious Basterds: Já vi. Um bom filme de acção, que sabe entreter. Muito diferente das outras obras pseudo-psicóticas de Tarantino, este filme é capaz de criar boas expectativas ao cinéfilo. Apesar de um final imprevisível e bem conseguido, no qual Tarantino se soube renovar, é, sem dúvida, um filme sem "nata" para poder ser o melhor filme do ano, devido ao cariz que apresenta. No entanto, tudo é possível.

Up in the Air: Já vi. Uma comédia bem conseguida, com Clooney no principal papel. Pela consistência do argumento, vê-se que consegue passar a mensagem a que se submete. Falha pela demasiada focalização nos discursos das pessoas despedidas, que nada contribuem para o enredo. No entanto, perante a situação económico-social que se vive, é um filme muito actual e acutilante. Um sério candidato.

Avatar: Ainda não vi, pelo que não comento a obra. No entanto, pela movimentação de massas que tem gerado e pelas receitas verificadas, é outro sério candidato.

Up: Ainda não vi. Sendo um filme de animação, está fora da corrida a melhor filme do ano, por motivos teóricos. É o segundo filme de animação a ser nomeado para melhor filme, tendo sido o primeiro a Bela e o Monstro, em 1991.

A Serious Man: Ainda não vi. Obra dos aclamados irmãos Coen, que sendo assim, merece atenção redobrada. Em si, a exposição mediática tem sido reduzida, o que me leva a crer que não estará na corrida directa ao Óscar.

The Hurt Locker: Ainda não vi. Filme que surge do vazio, sobre a guerra do Iraque, tentanto competir por melhor filme, à custa da exposição mediática da passada relação conjugal da realizadora do mesmo, com o realizador do aclamado Avatar.
Não deverá vencer.

Precious: Ainda não vi. Não creio que tenha o potencial.

An Education: Ainda não vi. Também não acho que consiga.

The Blind Side: Ainda não vi. Filme com Bullock, cuja temática também não ajuda. Não chega.

Sem comentários:

Enviar um comentário